top of page

Gratidão

Foto do escritor: Manoela LimaManoela Lima

Atualizado: 4 de abr. de 2023


Acredito que todos nós, num certo momento da vida, vivemos no piloto automático. Nosso foco gira em torno do trabalho, da família, da casa, das obrigações e ficamos sem tempo para olharmos para nós mesmo.


Eu aprendi a ser grata quando eu aprendi a ter fé. Gratidão é um ato de fé, é acreditar que tudo que acontece com você, tanto bom quando ruim, acontece por um motivo e você acaba sendo grato por aquilo.




Eu estava numa fase em que pensava mais no outro do que em mim mesma. Achava que o que acontecia externamente poderia me fazer feliz. Mas aprendi que as coisas acontecem ao contrário, é de dentro para fora.


É um exercício diário de se amar, se cuidar, de ser grata primeiramente por ser quem você é que, aí sim, o mundo a sua volta responde, vibra na mesma energia. Hoje, para mim, a gratidão é tudo. É a base dos meus pensamentos. É acordar de manhã agradecendo e dormir agradecendo. É um estado de espírito.

Num certo dia, estava na minha casa e recebi uma notícia não muito agradável, que me deixou muito apreensiva e angustiada. Não dormi bem naquela noite, nervosa, pensando como resolver o problema.




O dia se passou, e então à noite, meu marido, que já vinha vendo meu nervosismo e minha angústia por dois dias, quando chegou em casa, me deu um presente, uma coisa boba mas que ele sabia que eu gostava.


E por fim me abraçou e falou que tudo ia ficar bem. Nesse momento toda a angústia, todo sofrimento passou e eu só senti gratidão. Gratidão por não estar sozinha e por ter uma pessoa tão boa ao meu lado. E a partir disso surgiu uma força dentro de mim, que meu deu coragem para enfrentar o problema e encontrar soluções.

É claro que a felicidade não é uma coisa estável. Ninguém é feliz o tempo todo. Mas ser grato te ajuda a se sentir mais positivo e alegre. Te faz olhar para o lado positivo das coisas, te faz agradecer por aquilo que temos e não lamentar o que não temos.



Tudo que colocamos o nosso foco cresce. E, acredito, que a mesma coisa acontece com sentimentos. Se focarmos nas coisas ruins, no que falta, ficamos cada vez mais negativos, só reclamando.


Agora se focarmos na luz, nas coisas boas, no que temos para agradecer, vamos nos tornas mais positivos e felizes. Acho que não tem segredo, nem milagre. Tudo depende das nossas escolhas.

Todos nós temos luz e sombra dentro da gente. Escolher qual lado seguir é uma escolha nossa. E ser grato também é uma escolha. É aprender a ver o mundo de uma forma mais simples e natural, é se conectar com você mesmo e com o universo, com a natureza e coma vida.



E como disse anteriormente, é ter fé, acreditar realmente que tudo que acontece é bom, que acontece por um motivo, pois tudo na vida é um aprendizado, para podermos evoluir como seres humanos e termos uma vida mais harmônica e feliz.


Me acompanhe nas redes sociais!


Beijos da Manu!

193 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page