top of page

O que é Moda Sustentável?

Foto do escritor: Manoela LimaManoela Lima

Atualizado: 4 de abr. de 2023



A Moda Sustentável, também conhecida como Eco Fashion, é um conceito no qual todo o processo de produção da roupa não prejudica o meio ambiente. Esse processo de produção inclui, desde a fabricação do tecido até a produção da peça e o seu descarte.


Vários fatores influenciam na cadeia produtiva para que a peça seja realmente sustentável.


Como, por exemplo, a rede de fornecedores de cada empresa, a quantidade de água necessária para produzir cada peça, como também, a quantidade de agrotóxicos utilizados no plantio da matéria-prima do tecido (para tecidos naturais) ou quantidade de componentes químicos e sintéticos utilizados na fibra (para tecidos sintéticos).


De acordo com uma pesquisa recente, uma camiseta de 250 gramas de algodão, feita na China, utiliza uma média de 160 gramas de agrotóxicos, que contaminam o lençol freático com facilidade.



Portanto, a Moda Sustentável engloba práticas menos poluentes e que minimizam o impacto ambiental ao longo da cadeia produtiva e do seu consumo. Algumas práticas conhecidas na Moda Sustentável são:


• Fabricação com fibras orgânicas;

• Fabricação com tecidos naturais, como linho ou bambu, que precisam de menos produtos químicos e/ou água para crescer;

• Corantes de origem natural;

• Uso de tecidos descartados;

• Produção com tecidos reciclados;

• Uso de colas menos tóxicas;

• Roupas feitas para terem um longo ciclo de uso.


São alguns exemplos de tecidos sustentáveis:


Algodão Orgânico

É cultivado sem fertilizantes químicos, pesticidas ou reguladores de crescimento. Um algodão considerado verdadeiramente orgânico tem que utilizar pigmentos naturais no seu processo de tingimento.


Bambu

O Bambu se reproduz em abundância e é uma planta que obtém um crescimento relativamente rápido sem o uso de fertilizantes ou pesticidas. Por isso, os tecidos derivados de suas fibras podem ser considerados orgânicos. Além disso, as suas fibras são biodegradáveis, macias e antibactericidas.


PET

As garrafas de PET são uma solução interessante para dois problemas: o da reciclagem de garrafas de plástico e o reaproveitamento de roupas velhas, porque as garrafas usadas serão recicladas e combinadas com fibras de tecidos como o algodão, e eventualmente serão transformadas em fibras que produzem um tecido forte e com um toque macio.


Juta

A juta é uma planta da região amazônica que é biodegradável e possui uma aparência similar ao linho puro. O seu plantio não requer agrotóxicos e a planta tem um impacto ambiental baixo.




Várias grifes têm desafiado e inovado no ramo da Moda Sustentável. Separei, a seguir, dez marcas brasileiras que são exemplos de Moda Sustentável:


Levh

Marca de moda praia, utiliza matérias-primas ecológicas para criar suas peças. A grife trabalha com o Econyl, material produzido a partir de nylon regenerado proveniente de redes de pesca e componentes plásticos descartados nos oceanos e aterros sanitários, e tecido biodegradável, que se decompõe em até três anos.


Rêvo

Trabalha com praticamente 100% de tecidos reaproveitados. Esses materiais, que seriam descartados, são a matéria-prima para criarem suas peças. O objetivo da marca é mostrar que moda sustentável não é sinônimo de roupas caretas, sem graça, sem cor ou forma.


Insecta Shoes

Direto do Rio Grande do Sul, os sapatos da Insecta Shoes são veganos e sustentáveis, confeccionados também a partir de roupas usadas, algodão reciclável e de garrafas de plásticas recicláveis. A marca foi gratificada com o prêmio Ecoera em 2015.


Gioconda Clothing

A grife de roupas íntimas aposta em fibras naturais, como algodão orgânico, e todas as peças feitas artesanalmente em edição limitada. Até mesmo os saquinhos embrulhados são feitos a partir de retalhos de tecido.


Flavia Aranha

Da Vila Madalena, em São Paulo, a marca é famosa pelas suas técnicas sustentáveis em tingimento de tecido.


A estilista usa corantes naturais de origem renovável, como cascas de árvore, frutos, folhas e raízes. Com estética minimalista, 50% de dos materiais utilizados nas coleções são orgânicos.


Reserva / Eva

Em parceria com a Rhodia, o grupo desenvolveu um tecido experimental que se decompõe em três anos; já o projeto Ecomoda leva aulas de costura e modelagem para o morro da Mangueira, no Rio de Janeiro, com roupas que seriam incineradas. A marca também já venceu o Prêmio Ecoera, em 2015.


Osklen

A grife, criada em 1989 por Oskar Metsavaht, foi pioneira quando se trata de moda sustentável no Brasil, já na década de 90. Couro de pirarucu, seda orgânica tingida com corantes naturais, tecidos recicláveis, algodão orgânico, PET reciclado e eco-juta são alguns dos materiais usados.


Vert Shoes

A marca produz diversos modelos de tênis 100% veganos. Entre as matérias-primas usadas estão o algodão orgânico (cultivado por cerca de 700 famílias que vivem da agricultura orgânica no semiárido nordestino), couro curtido com tanino vegetal e borracha nativa da Floresta Amazônica.


Yes I am Jeans

Jeans sustentável, cuja fabricação acontece em fábricas de São Paulo e Minas Gerais com o mínimo de produtos químicos!


Numa cartela neutra de cores, a empresa faz uso de lavanderias que não agridem o meio ambiente, com estação de tratamento de água, seguindo as leis ambientais.


Studio Drê Magalhães

Andreza Magalhães utiliza materiais como corda com miolo 100% biodegradável, algodão, malha, borracha e resina para produzir bijoux e acessórios. Tudo em edição limitadíssima e feito à mão.


Não é segredo que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. O grande uso de recursos naturais empregados durante a produção e o desperdício que ele gera, fazem com que esse mercado traga graves consequências para o meio ambiente. É necessário rever a forma como consumimos moda para mudar esse cenário.



Uma das alternativas para isso é comprar de maneira consciente, se informando como as suas roupas estão sendo feitas e por quem. Se certificar que ela tem ações que respeitam o meio ambiente, que trata seus trabalhadores de maneira justa e que contribui para a o local onde atua.


Essas questões podem ajudar na hora de diferenciar uma empresa séria, que prega a Moda Sustentável, de uma que não se preocupa com o meio ambiente.


Me acompanhe nas redes sociais!


Beijos da Manu!💋


249 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page