top of page

Brechó, Sim ou Não ?

Foto do escritor: Manoela LimaManoela Lima

Atualizado: 14 de abr. de 2023


Você alguma vez já comprou em brechó? Tem esse costume? Confesso que eu nunca comprei num brechó físico, mas já comprei em sites que vendem roupas usadas. Mas tenho percebido, ao longo dos anos, como os brechós vem ganhando força.

Essa é uma tenência mundial que segue uma outra grande tendência que é o do consumo consciente. A indústria têxtil é uma das indústrias que mais influenciam no comportamento do consumidor.


O movimento Slow Fashion, que vai contra o fast fashion, critica exatamente isso, que devemos consumir menos e com mais qualidade. A produção de roupa mundial é gigantesca e somos levados a consumir cada vez mais, só acumulando mais roupa no armário.

Os brechós vão ao contrário desse fluxo, incentivando a moda consciente através do reuso das roupas. Ao invés de comprar mais, incentivando o consumo exagerado, você vende/compra roupas usadas em ótima qualidade.

Na Europa os brechós são muito comuns. Aqui no Brasil o mercado está crescendo devagar mas já temos algumas opções boas. Alguns sites também estão promovendo essa onda de vender peças usadas e está crescendo muito.


Antes se tinha um conceito que brechó era roupa antiga ou roupas velhas. Isso está mudando e hoje conseguimos achar peças de ótima qualidade.


É uma ótima opção sim! Eu mesma já vendi muitas peças do meu guarda roupa. E eram peças boas!! Então vale a pena conferir e se aproveitar os brechós!

Minha lojinha no Enjoei onde tem algumas peças do meu guarda roupa:

Site de alguns brechós que eu sigo:

Brechós em Florianópolis:

Sites de compra e venda de produtos:


Me acompanhe nas redes sociais!


Beijos da Manu!

45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page