top of page

A História da Maquiagem

Foto do escritor: Manoela LimaManoela Lima

Atualizado: 14 de abr. de 2023


Desde muito tempo a maquiagem tem sido utilizada pelas mulheres e com a Era Industrial e o surgimento de Hollywood, uma revolução aconteceu na área estética.


Fiz um resumo da evolução da maquiagem no século XX para conhecermos melhor essa história. É como dizem, conhecendo o passado que entendemos o futuro!!

Anos 10

A maquiagem dessa época era muito simples. A maioria das mulheres trabalhava ao ar livre em campos ou vendendo, então acabavam com a pele bronzeada.


Como a classe mais alta, por consequência, tinha a pela mais pálida, esse tornou-se o modelo de maquiagem padrão. O pó de arroz era usado no rosto e pétalas coloridas ou lenço de papel vermelho molhado foram usados para colorir os lábios.

Anos 20

Nos anos loucos, com o surgimento de Hollywood, a procura por um destaque maior na maquiagem também aconteceu.


As atrizes do cinema popularizaram a clássica maquiagem dos anos 20 com olhos bem marcados, boca vermelha, desenhada e pequena (as vezes em forma de coração), sobrancelhas finas e rosto bronzeado.


Anos 30

Na década de 30 o pó de arroz voltou a moda, junto com ruborizador (blush). Os olhos era bem contornados, sobrancelhas bem finas e bocas pequenas e vermelhas. Estava na moda os cílios postiços e as pintas falsas.




Anos 40

Por causa dos filmes coloridos, o pancake foi criado. Ainda se usava o rouge e o batom vermelho. Por causa da Segunda Guerra Mundial, houve falta de produtos e as mulheres acabavam usando beterraba para pintar os lábios e graxa de bota como rímel.


Anos 50

No pós guerra, surge o sonho americano e o auge da beleza. Marilyn Monroe se destaca como uma das divas do cinema que influenciavam a beleza.


A maquiagem era carregada, com base, pó e blush. Nos lábios o batom vermelho e nos olhos delineador estilo gatinho. Pintas e cílios postiços ainda estavam em alta.


Anos 60

Era a época da revolução jovem, do surgimento dos tecidos sintéticos e metálicos e da liberdade feminina. A maquiagem nos olhos era colorida, com cílios postiços gigantes e lábios pálidos. Twiggy se tornou um ícone da moda e da maquiagem.


Anos 70

Na década de 1970, a Avon surge com o conceito de vendedora. Assim apareceram oportunidades para as mulheres como empresárias, inventoras, fabricantes e distribuidoras.


Surgiu também as primeiras maquiagens à prova d'água. Na era disco a tendência era os cintilantes e metálicos, olhos esfumados e gloss para a boca.


Anos 80

A maquiagem chega ao seu auge, com destaque para looks com sombras brilhantes, com batons fortes e cabelo grande – estilo marcante da cantora Madonna. A maquiagem era pesada, com sobrancelhas grossas (e por fazer) e sombras muito coloridas.


Anos 90

Sempre após uma tempestade vem a calmaria. A maquiagem dessa década é o oposto dos anos 80, com look mais natural, rímel e lábios coloridos.


Nessa época surge também o movimento grunge, que dá à maquiagem uma tonalidade diferente com olhos fortemente marcados.



Anos 2000

A maquiagem está mais democrática. Ela é vista como uma ferramenta de expressão. Cada um usa o que acha melhor para si. Houve um incentivo aos cuidados com a beleza e a saúde. Destaque para o uso de contorno e correções na pele.

Hoje

Hoje a maquiagem aparece mais natural. Há uma tendência para peles mais naturais com o surgimento da maquiagem mineral e os BB cream. O contorno excessivo do rosto vai perdendo força e o iluminador ganha destaque.


A maquiagem é super democrática. Tanto homens quanto mulheres usam e há uma liberdade maior na hora de se maquiar, sem precisar seguir muitas regras e apenas sim, seu gosto pessoal.

Me acompanhe nas redes sociais!


Beijos da Manu!

4.443 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page