top of page

5 Filmes com Figurinos Belíssimos

Foto do escritor: Manoela LimaManoela Lima

Atualizado: 5 de abr. de 2023


Pra quem gosta de moda, assistir um filme com figurino bem feito faz toda a diferença. Não são apenas roupas bonitas, mas sim, roupas que caracterizem a época que o filme está ambientado e que se encaixem nas características de cada personagem.


Eu amo assistir um filme de época, principalmente porque sou apaixonada por moda e história e amo ver toda aquela história concretizada nas roupas. Quando é bem feito então, é uma delícia!


Por isso, hoje separei cinco filmes que, na minha opinião, são belíssimos em figurino e um deleite para os amantes de moda.


1. O Sorriso de Monalisa

O filme é ambientado no início da década de 50, e conta a história de Katherine Watson, uma professora de história da arte, interpretada pela Julia Roberts, que tem o desafio de lecionar na tradicional Universidade Wellesley College, onde as meninas são educadas para serem boas esposas e mães.


A professora tem uma visão mais liberal da vida proposta para a mulher e tenta passar sua visão para as meninas, de forma a incentivá-las a seguirem suas ambições e seus próprios caminhos.

O filme é belíssimo e o figurino mais ainda. Por ser ambientado no início da década de 50, mostra bem o vigor e florescimento da moda de 1950, com vestidos volumosos, evidenciando suas cinturas finas, bustos salientes, muitas estampas florais e xadrez, cabelos armados e bem arrumados, maquiagem delicada, batom vermelho, e acessórios bem femininos como colar de pérolas e scarpin.

O interessante é perceber como a moda é reflexo do comportamento da sociedade da sua época e o filme evidencia isso bem. Era uma época pós-guerra, onde os Estados Unidos estavam vivendo uma primavera e isso se reflete nas roupas exageradas e coloridas.


Além, claro, de personificar a mulher “boa moça” com roupas que evidenciem sua silhueta feminina, com uso de cintas para marcar a cintura e sais volumosas. E aquelas moças mais “rebeldes”, que já usavam calças e modelagens mais justas.

Disponível no AppleTV+.

2. Maria Antonieta

Maria Antonieta é um filme que conta a história da rainha, interpretada pela Kirsten Dunst, desde que ela é levada para a França para se casar com o Rei Luís XVI até o início da Revolução Francesa.


A rainha precisa se adaptar à corte de Versalhes, com muitas regras de etiqueta, fofocas e intrigas. E ela acaba criando um universo só dela para se adaptar a essa dura realidade, com muita festa, bebidas e extravagâncias, em meio a eclosão da Revolução Francesa.


O filme foi filmado no Palácio de Versalhes e só por isso já vale ver. Entretanto, o figurino também é belíssimo. Tudo foi muito bem feito, com amor e carinho em todos os detalhes, até que ganhou o Oscar de melhor figurino.


Todo o requinte da época é retratado nos vestidos volumosos, chapéus e acessórios exuberantes, além das perucas e da maquiagem.



O figurino representa a personalidade da rainha em cada etapa da sua vida. No início, ainda menina, com cores claras e sutis, depois na corte, com cores fortes e vibrantes e ao final, passando pelos tons de branco e depois o preto, já próximo de estourar a revolução.


Disponível no Netflix

3. Razão e Sensibilidade

O filme conta a história de uma viúva e suas três filhas, que após a morte do pai, passam por dificuldades financeiras, pois toda a herança fica com o único filho homem, de outro casamento.


O filme é baseado num romance de Jane Austen, de 1811, e leva no nome do filme a ambiguidade das duas irmãs mais velhas, uma mais racional e a outra mais emotiva, interpretadas por Emma Thompson e Kate Winslet.

O figurino do filme é perfeito e transmite bem essa ambiguidade entre as irmãs. A mais velha usando cores mais escuras e frias e modelagens mais simples, enquanto a outra, mais emocional opta por cores mais quentes e vibrantes.

Esse figurino mostra com exatidão a moda dessa época, com vestidos modelo império (marcação abaixo do busto), caimento de saia reto, sem muito volume, mas com muito requinte nos tecidos e acessórios.


Podemos ver claramente pela situação financeira das irmãs, a diferença entre os nobres ricos e suas roupas com mais detalhes e qualidade que das irmãs, com roupas mais singelas e simples.

Disponível no Netflix 4. Moulin Rouge

O filme se passa 1899, no auge do Moulin Rouge, e retrata bem a vida boêmia da França do final do século XIX, sendo ele o bordel mais famoso.


É um musical, que conta a história de Christian, interpreta dor Ewan McGregor, que se muda para o bairro Montmartre, e conhece Toulouse-Lautrec e seus amigos que frequentam assiduamente o Moulin Rouge, um bar glamuroso, com muita dança e bebidas.


É então que Christian conhece Satine, interpretada pela Nicole Kidman, uma dançarina da casa e se apaixona por ela.

O figurino do filme é belíssimo, toda aquela atmosfera burlesca é representada por muito brilho, espartilhos, meia arrastão, plumas, saias de Cancan e meias 7/8.


Retrata bem o contraste entre as mulheres “de bem” da sociedade, que nessa época usavam vestidos longos e volumosos, presas por espartilhos apertadíssimos e as mulheres da noite, dançarinas e cortesãs, mais livres e ousadas.

Não é pra menos que o filme venceu o Oscar de melhor figurino. Tudo é representado com maestria e precisão, desde as roupas, passando pelos acessórios e pela maquiagem.


O figurino se integra à trama, sendo ele um dos grandes responsáveis pela produção de sucesso.

Disponível no Star+

5. Titanic

Titanic é um filme épico de romance e drama, baseado na história real do Titanic. É estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet. Os dois são membros de diferentes classes sociais que se apaixonam durante a fatídica viagem inaugural no navio em 1912.

O filme é muito bom porque mostra não só os costumes e figurinos da época, como também, a diferença e tratamento entre as classes sociais e como isso é nítido durante todo o filme, inclusive na hora do naufrágio.

O figurino de Titanic é impecável. Tudo foi pensado com delicadeza e atenção nos mínimos detalhes.


Tem uma cena que mostra a mãe da personagem principal, amarrando o espartilho da filha, e mostrando pra ela que esse é o papel da mulher na sociedade, espremida num espartilho para estar bonita ao lado de seu marido, como um troféu.


E são nesses momentos que vemos como a moda é política, que vai muito além de beleza e da vaidade.

Disponível no Star+


Me acompanhe nas redes sociais!


Beijos da Manu!

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page