top of page

Looks para o Trabalho 

Foto do escritor: Manoela LimaManoela Lima

Atualizado: 4 de abr. de 2023

Hoje resolvi trazer esse assunto aqui para o blog porque eu já passei por essa experiência e já vi muitas mulheres se questionando e reclamando que tem dificuldade em acertar no look de trabalho. Então fiz um post bem completinho, com várias dicas e referências, para ajudar vocês na hora de escolher a roupa para trabalhar.

A roupa para o trabalho, além de ser mais formal, ela também representa aquilo que você é no ambiente de trabalho.


Se você ocupa um cargo de chefia ou liderança, por exemplo, o modo como você se veste deve transparecer a sua posição dentro da empresa e também deve servir de exemplo para aqueles que são subordinados a você.

Como já disse muitas vezes aqui, nós somos nossa própria marca e é através da nossa imagem (e isso inclui as nossas roupas) que nós nos “vendemos” para o mundo externo. E no ambiente de trabalho não poderia ser diferente.

Então antes de se vestir, você tem que se perguntar : “Que imagem eu quero passar?”, “Essa roupa transmite quem eu sou?”.


As dicas que eu vou dar aqui incluem combinações de cores, estampas, modelos, tecidos, etc., e elas são importantíssimas para servirem de guia na hora de você escolher as suas roupas.


Mas a dica mais importante que eu vou dar acredito que é essa: NUNCA ABANDONE SEU ESTILO! Você pode agregar elementos, se adequar ao ambiente que está, melhorar a qualidade das roupas, saber combinar melhor...enfim, várias coisas podem mudar, mas seu estilo, sua essência nunca muda.


E é isso que te diferencia dos outros e te torna única. Você só precisa aprender a trabalhar isso. Então bora começar?!

Cores

Para falar de cores, precisamos falar sobre círculo cromático. Para quem não sabe o que é isso, nunca ouviu falar, eu vou deixar o link aqui de um post que fiz sobre ele. Mas resumindo, o círculo cromático é o círculo com todas as variações de cores a partir das cores primárias: azul, amarelo e vermelho.


Com ele, você consegue trabalhar inúmeras combinações de cores, mas as principais são: cores análogas (que ficam lado a lado no círculo); cores complementares (que ficam em lados contrários no círculo) e cores triangulares (cores que formam um triangulo no círculo).

Sabendo disso, você já consegue imaginar a grande quantidade de possibilidade que temos de combinar cores, né?! Não precisa ser um expert. Basta ver o círculo cromático e fazer as combinações que citei acima. Segue alguns exemplos:


Dependendo do tipo de empresa que você trabalha, se for mais formal, existe uma limitação de cores para usar, predominando as cores mais escuras e neutras. Isso limita mas facilita ao mesmo tempo, porque cores escuras e neutras são mais fáceis de combinar.


O preto e o branco são neutros, e como o próprio nome já diz, “neutro”, elas não seguem muito essas regras do círculo cromático. Então as cores escuras como cinza, grafite, azul marinho e marrom combinam perfeitamente com o preto e o branco. Seguem exemplos:


Estampas

As estampas são muito temidas por várias mulheres, principalmente porque elas não sabem combinar elas. E por causa disso evitam de usá-las. A minha dica, para um ambiente mais formal, é usar apenas uma peça estampada, de preferência uma estampa mais sóbria e neutra, para o look não ficar muito colorido, estampado e confuso.

Dessa forma, a combinação que você deve fazer é pegar a cor predominante da estampa e combinar com uma peça lisa e o resto neutro. Seguem alguns exemplos:

Para ambientes mais informais, você pode ousar mais também, fazendo combinação de estampas. A dica principal para fazer essa combinação é sempre achar uma cor em comum entre as duas estampas. Seguem alguns exemplos:

Tecidos

Você pode achar que não, mas o tipo de tecido que você usa faz toda a diferença, principalmente no caimento e na estrutura da roupa.

Tecidos planos (que não são malha) tem um caimento melhor e ficam mais adequados para o ambiente de trabalho. Cortes como alfaiataria em tecidos como oxford, lã fria, gabardine, em terninhos, blazers, paletós, calça social e saia lápis como também camisas e blusas de algodão, de seda e de crepe são os mais adequados. Seguem alguns exemplos:

Não estou dizendo que não pode usar nada de malha. Até pode, mas não é recomendado, dependendo do ambiente. A malha não traz a estrutura e o caimento que a roupa formal precisa.


O ideal é, se for um ambiente mais informal, intercalar os dois tipos de tecidos, mas se for um ambiente formal, opte por tecidos planos, sempre.

Modelos e Peças Chaves

Acredito que num ambiente formal, não tem como fugir muito de algumas peças chaves como calças, vestidos e saias. Dá para variar um pouco as cores, as estampas e os modelos, porém o básico é isso mesmo.

Então, eu vou separar essa categoria em formal e informal, trazendo exemplos para os dois ambientes.

Formal: calça social, saia reta, saia lápis, terninho, tailleur, blazer, paletó, camisa social manga longa e manga curta, blusas manga curta e manga longa, vestidos retos.

Informal: calça social, calça jeans, calca capri, macacão, saia reta, saia plissada, saia lápis, terninho, tailleur, camisas variadas, blusas variadas, regatas e vestidos variados.


Acessórios

Não poderíamos falar sobre roupas de trabalhos e não falar sobre os acessórios. Para um ambiente de trabalho o mais adequado são sempre peças pequenas e que não chamem muito atenção.


Exemplo: brincos pequenos, colar simples e com pingente pequeno, pulseiras finas e simples, cintos discretos da cor da roupa, poucos acessórios de cabelos e sapatos de cores neutras (preto, marrom e nude). Seguem exemplos:

E é isso! Acredito que esse post ficou bem completinho. Vou trazer com mais frequência posts assim aqui no blog. Se vocês tiverem alguma dúvida ou sugestão de post, é só deixar uma mensagem aqui!


Me acompanhe nas redes sociais!

Beijos da Manu!

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page