top of page

5 Erros de Maquiagem que Você Está Cometendo

Foto do escritor: Manoela LimaManoela Lima

Atualizado: 4 de abr. de 2023


Hoje em dia, a maquiagem está tão acessível que até parece fácil, mas na verdade não é. Maquiagem é uma arte, exige técnica, estudo e principalmente, bom senso.


Com tantos tutoriais espalhados pela internet, se tornou muito mais fácil ser uma “make-up expert”. Ajuda muito para quem quer aprender dicas e se virar no dia a dia.


Mas lembre-se: aquela pessoa do vídeo está maquiando o rosto dela, que é diferente do seu. Você deve conhecer bem o seu rosto, seus defeitos, seu tipo de pele, seu tom de pele e cabelo, para, daí sim, conseguir fazer uma maquiagem legal.


Por isso, hoje separei 5 erros super comuns que provavelmente você está cometendo na maquiagem, mas que podem ser evitados.


1- Tom de Base Errado




Esse erro é bem comum, principalmente para quem tem o hábito na hora de comprar, de testar a base na mão, no pulso ou no queixo. Base sempre deve ser testada no rosto, que é onde será usada.


Além disso, você deve cuidar se a base é matte (seca) ou hidratante, e ver se está de acordo com o seu tipo de pele. Outro detalhe é o tom de fundo da base, algumas são rosadas e outras são amareladas.


Isso também faz diferença se você não souber seu tom de pele, se é frio ou quente. No meu e-book sobre Automaquiagem, eu explico como identificar seu tom de pele. Esse é o link.


2- Preencher Demais as Sobrancelhas



Gente, nós usamos a maquiagem nas sobrancelhas apenas para corrigir defeitos e deixá-las iguais. Não é para pintar a sobrancelha toda, senão você fica parecendo um mostro.


Se você não tem habilidade, evite o lápis e use sombra marrom, que fica mais delicado. Faça traços leves com um pincel chanfrado. Tudo que for mais parecido com o natural, sempre fica melhor.

3- Exagerar no Contorno


O contorno serve para delimitar as linhas e expressões do rosto. É um jogo de luz e sombra. Você não pode simplesmente colocar um pó mais escuro nas bochechas e achar que é contorno. Não é! Existe uma técnica, lugares específicos para utilizar o contorno.


E, principalmente, você tem que conhecer seu rosto. Não adianta fazer contorno na testa se você já tem uma testa pequena. Não vai ficar bom. Você tem que saber o que está fazendo.


4- Aplicar muita máscara de cílios



Acredito que você já viu alguém que colocou tanta máscara de cílios que fica aquelas bolinhas acumuladas. Isso é bem comum. Minha principal dica aqui é: compre uma máscara de cílios que você gosta e se adapte.


E como faço isso? Testando. Quando a máscara é boa e funciona para você, uma camada, duas no máximo resolvem. Além de não fica empelotado.

5- Usar corretivo mais claro



O corretivo deve ser do mesmo tom da sua pele. Sempre! Ele serve para “apagar” as imperfeições do seu rosto: manchas, espinhas, olheiras, etc. Se o corretivo for mais claro, não é corretivo, é iluminador.


E tudo que a gente ilumina, se destaca. O que não é o caso aqui, você quer esconder as imperfeições. Então, antes de comprar, teste o corretivo no seu rosto, igual a base. Assim você terá certeza do tom.


Minha dica para maquiagem é: quanto mais natural, mais fácil de acertar. Maquiagem serve para realçar nosso beleza e não para escondê-la.


Se você tiver mais duvidas, acesse meu e-book sobre Automaquiagem, onde eu coloco todas as dicas e principais dúvidas. Acesse aqui.


Me acompanhe nas redes sociais!

Beijos da Manu!

232 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page