![](https://static.wixstatic.com/media/0dc4a6_c4e1686fbe5046ada495a0a9489d5d9d~mv2.jpg/v1/fill/w_320,h_400,al_c,q_80,enc_auto/0dc4a6_c4e1686fbe5046ada495a0a9489d5d9d~mv2.jpg)
Quem me conhece sabe que meu cabelo natural é cacheado e desde nova vivo nessa "briga" com os meus cabelos, porque sabemos como é difícil uma criança/adolescente se adaptar aos padrões da ditadura "lisa".
Foram anos de aprendizado sobre como cuidar do cabelo, muitos teste de cremes, óleos e cortes até que surgiu a escova progressiva e foi tipo, a salvação. Mas sabemos que as coisas não são bem assim...fáceis...e com o tempo você vai amadurecendo e aceitando melhor você mesma.
Por fim, aceitei meu cabelo cacheado mas tive que passar pela fase de transição entre a progressiva e o natural. Foi difícil, demorou praticamente um ano, e vou te dizer... meu cabelo nunca mais foi o mesmo. Aquele cacheado que eu tinha, com volume e definido não voltou mais.
Mas ainda sim, o que interessa é que o cabelo está saudável e natural. Não vou dizer que não aliso ele ás vezes porque faço sim. Gosto da mudança, gosto de alisar pra um evento ou pra mudar alguns dias e desencanar um pouco (porque o crespo é bem mais trabalhoso de cuidar).
Então, depois de tanta experiência, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas e cuidados para as meninas que tem cabelo cacheado:
- Nunca pentear o cabelo seco: eles acabam quebrando e formando frizz. Penteie seu cabelo úmido, que assim você mantem a estrutura intacta.
- Lave os cabelos com água morna: ou fria, se preferir. Mas não lave com água muito quente pois resseca o cabelo mais ainda, já que naturalmente o cabelo cacheado é mais seco.
- Abuse do leave-in: nosso melhor amigo. Por ter a estrutura mais seca, o cabelo cacheado precisa de hidratação constante. Procure o creme que mais se adapta aos seus cabelos e use diariamente. Além de tirar o frizz, ele vai hidratar e definir os cachos.
- Use óleos finalizadores: nosso segundo melhor amigo. Ajuda a manter as pontas saudáveis e baixa bastante o frizz. Use sempre!
- Corte seu cabelo periodicamente: O cabelo cacheado depois que cresce vai perdendo o corte e com o tempo vai enfraquecendo os fios. Corte +/- de três em três meses. E prefira cortes em camada, para um cacho não sobrepor ao outro e ficar com menos volume.
- Não seque o cabelo com toalha: utilize uma camiseta de malha para secar os cabelos. O tecido da toalha causa fricção nos fios, embaraçando-os e causando frizz.
- Penteie primeiro as pontas: comece a pentear seus cabelos a partir da ponta até a raiz, desembaraçando devagar os fios. Isso evita quebrá-los e causar mais frizz.
- Não durma com cabelo molhado: isso serve para qualquer tipo de cabelo. Além de embaraçar os fios, a umidade pode causar caspa. Uma boa dica é fazer trança nos cabelos para dormir.
*No-Poo e Low-Poo: São técnicas que estão sendo muito utilizadas recentemente. Vamos explicar rápidinho:
- Low-Poo: técnica de lavagem que não usa produtos à base de sulfato e derivados de petróleo. Já exite no mercado inúmeros produtos assim.
- No-Poo: técnica que não utiliza shampoo. Mas como assim?!? Calma!! O cabelo é lavado com a técnica co-wash, que usa apenas condicionadores sem sulfato e derivados de petróleo.
Vou ser sincera em dizer que nunca utilizei nenhuma dessas técnicas, mas já ouvi muitos relatos de pessoas que usam e estão adorando. Dizem que o cabelo fica outro, muito mais saudável e bonito.
Segue abaixo algumas dicas de produtos para cabelos cacheados:
Segue alguns blogs para você seguir que falam sobre cabelos cacheados:
Me acompanhe nas redes sociais!
Um beijo da Manu!